Educação
à distância - EaD
Por Nádia Pereira da Silva Almeida
A
história da EaD no Brasil vem desde 1904 e com muitas tentativas através do
rádio, da TV, ou mesmo do Instituto Universal Brasileiro... Contudo, posso
afirmar que esta modalidade de ensino não teria, hoje, tamanho sucesso e
expansão sem o uso do computador e da internet como nos mostra Mendonça (2010).
Os
elementos informáticos, além de propiciar o estudo no conforto do lar, oferecem
“n” opções de pesquisas que pode levar o estudante, seja ele adulto ou criança,
ao aprendizado de “qualquer coisa”. As tecnologias não esta mudando somente a
história da EaD, mas “toda a história da educação”.
Chassot
(2003) explanando sobre o estudo das ciências diz que “as nossas salas de aula
de hoje, estão expostas às interferências do mundo externo.” Sendo assim,
precisamos, enquanto professores, “considerar a parcela de informações que
nossos alunos e alunas trazem hoje à escola”.
Como
disse o autor, “temos que reconhecer que eles (alunos), não raro, superam
professores nas possibilidades de acesso às fontes de informações”.
Onde
estão essas informações? Na internet.
Por
isso, fica o alerta: Professores! Não podemos ficar desplugados!
Caso
contrário, “perde a escola, os professores e os alunos, pois a educação ficará
excluída dos meios que transformam o planeta, onde a quantidade e a velocidade
de informações fazem com que a escola pareça cada vez menor”.
Referências:
CHASSOT,
A Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 2003.
MENDONÇA,
G. A. A. Educação à distância. Goiânia, 2010.
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